A Sonda Smart tem tecnologia 100% nacional e foi desenvolvida no Centro de Pesquisa da Geosol, em Belo Horizonte, com o apoio da Finep. Thiago Silliman, Gerente Comercial da Geosol, apresentou a novidade durante palestra sobre tecnologias de sondagem e análises química, no Simpósio do Ouro que acontece até o dia 25 em Belém. A empresa mineira é líder no mercado de sondagens no Brasil e nos últimos anos tem investido pesado em novas tecnologias.
Silliman destacou os diferenciais da Smart como a inclinação da torre, velocidade de avanço e marcha selecionada e sincronizada. “Sonda potente com performance comprovada em formações friáveis e compactas, graças à torre telescópica de acionamento hidráulico que permite manobras de até 6 metros por vez. O painel 100% digital é afastado da sonda, que registra todos os parâmetros de perfuração, além de uma estrutura compacta com sistema de auto propulsão de controle remoto que facilita o deslocamento e a instalação da sonda em praças de dimensões reduzidas”, explicou.
De acordo com a Geosol, a sonda é ideal para projetos de exploração geológica no Brasil, capaz de executar furos de até 1540 metros de profundidade, dimensões compactas, silencioso, baixa vibração e emissão de CO2, além de segurança para os trabalhadores.